Ajuda

Leilão
Quem pode participar do leilão?

A comercialização de resíduos sólidos é feita através de leilão eletrônico e a participação em lances é exclusiva para usuários cadastrados e habilitados. A participação nesse tipo de leilão depende de autorização concedida a partir do pedido de habilitação. Uma vez cadastrado, o usuário deve solicitar habilitação para participação. Após concedido a habilitação, o cliente poderá dar lances.

O que é um leilão eletrônico?

O leilão eletrônico é um leilão realizado através da plataforma disposta na internet e os lances são feitos pelos clientes habilitados somente por meio eletrônico, através do site Reciclometro leilão.

Como fico sabendo sobre novos leilões?

Uma vez cadastrado e habilitado, você receberá um e-mail a cada lote ofertado pelas cooperativas. Ou acessando periodicamente o site https://leilao.reciclometro.com/home.


Cadastro
Como faço meu cadastro?

Para realizar o cadastro, siga os passos abaixo:

1 - Acessar a Página de Cadastro (https://leilao.reciclometro.com/cadastro.index)
Observação: para acessar a página de cadastro você deve estar autenticado com seu e-mail e senha, se ainda não cadastrou um e-mail e senha, cadastre aqui: https://leilao.reciclometro.com/register (Ao completar o registro, será encaminhado um e-mail para confirmação do endereço. Após a confirmação, faça o login em https://leilao.reciclometro.com/login e vá para a página de cadastro);

2 - Na página de cadastro, complete as informações pessoais: Nome, CPF, Telefones e leia as condições e termos de uso do site e, se concordar, marque que leu e concorda com os termos. Clique em salvar;

3 - Após o cadastro dos dados pessoais, vá na aba Empresa(s), clique no botão "Cadastrar" e preencha as informações cadastraris e anexe os documentos solicitados. Você pode cadastrar quantas empresas que puder comprovar a autonomia em responder por elas;
(Observação: O cadastro de empresa pode ser acessado diretamente nesse link: https://leilao.reciclometro.com/cadastro.empresa)

4 - Após o cadastro da(s) empresa(s), vá a aba Habilitações e solicite habilitação para a categoria de produto que deseja participar em lances do leilão. É necessário uma solicitação de habilitação da empresa para cada categoria de produto.
(Observação: O pedido de habilitação e acompanhamento pode ser acessado diretamente nesse link: https://leilao.reciclometro.com/cadastro.habilita)

Como recupero minha senha?

Para a recuperação de senha de acesso, siga os passos a seguir:

1 - Clicar em Logar no canto superior direito
2 - Clique em “Esqueci minha senha”;
Inserir o seu E-mail registrado (deve ser o mesmo que foi informado no momento do registro);
4 – A instrução para alteração de senha será enviada ao seu e-mail fornecido no registro.

"POR FAVOR VERIFIQUE SE O E-MAIL NÃO ESTÁ NO LIXO ELETRÔNICO" ou na “CAIXA DE SPAMs” (pode acontecer).

Quem pode participar?

Qualquer pessoa jurídica cadastrada que atender às normas pode participar do leilão. Nos leilões online é necessário que o interesado seja cadastrado e habilitado pela cooperativa que está ofertando o lote ao qual se quer dar lance.

O que quer dizer habilitação?

Habilitação é o processo pelo que o usuário cadastrado solicita autorização de sua(s) empresa(s) para participação em realizar lances em lote(s) das resptiva(s) cooperativa(s) ofertante(s). Para cada cooperativa e categoria de produto, é necessário que o usuário solicite uma habilitação e seja aprovado.


Habilitação
Como proceder para solicitar habilitação?

Para solicitar habilitação para participação em um determinado leilão, o interessado deve:

1 – Efetuar Login;
2 – Acessar “Habilitações” (Em "Minhas informações", disponível após a efetuação do Login) e clique em "Habilitar";
3 - Escolha a empresa que você quer habilitar e o tipo de residuo;
4 - Clicar em “Solicitar”;

Como verifico minhas habilitações?

Para verificar suas habilitações, siga os procedimentos a seguir:

1 – Efetuar Login;
2 – Acessar “Habilitações” em "Minhas informações". Nessa página você verá o andamento de todas as solitações que você efetuou.


Lance
O que é lance?

Lance é o valor real a ser ofertado por um determinado lote.

O que é lance mínimo?

Lance mínimo significa o valor mínimo que pode ser lançado por um determinado lote, não necessariamente sendo o menor valor de venda do bem.

O que é incremento mínimo?

Incremento mínimo é o valor (mínimo) adicional que o sistema aceita para um novo lance. Ele varia de acordo com o Lote.

O que quer dizer comitente?

Comitente é o nome dado à cooperativa que está comercializando o lote de residuos na modalidade de leilão.

O que quer dizer arrematante?

Arrematante é o nome dado para o interessado vencedor de um determinado lote.

O que quer dizer arremate?

Arremate é o nome dado ao maior lance dado no fechamento do lote, consagrado como vencedor do lote.

Como faço para dar lances?

O usuário poderá dar lance ao(s) lote(s) da(s) cooperativa(s) ao qual tenha obtido a habilitação dentro do prazo estipulado para cada lote.

 

O usuário pode dar lances seguindo o seguinte passo a passo:

1 – Efetuar Login (topo da página clicar em “ LOGIN”, e em seguida forneça suas informações de acesso nos campos Login e Senha);
2 – Escolha o lote que lhe interessa participar e se você já estiver habilitado pela cooperativa responsável pelo lote, o botão “Lance” estará disponível para você realizar o lance;
3 – Se você não estiver habilitado, antes de dar lance, deverá solicitar a habilitação à cooperativa responsável pelo lote.
4 – Uma vez concedida a habilitação o botão para dar lance estará disponível e você poderá dar lances online.
5 – Para dar um lance online, clique no botão "Lance" do lote para o qual você quer dar um lance e siga as instruções da tela;

Como faço para gerenciar meus lances?

Para gerenciar seus lances, siga os procedimentos abaixo:

1 – Efetuar Login ;
2 – No menu superior, acessar "Leilão";
3 - Clicar em “Meus lances”;
4 – Escolher o lote que deseja verificar.

O que significa Lance Automático?

LANCE AUTOMÁTICO – O usuário interessado pode cadastrar um valor máximo para que o sistema efetue automaticamente lances em seu nome. A cada minuto o sistema verifica e se constatar que sua oferta foi superada, o sistema lançará automaticamente uma oferta acrescida do incremento mínimo, respeitando o valor limite máximo cadastrado. Em caso de haver mais de um usuário com lance automático, quem cadastrou primeiro terá prioridade.
IMPORTANTE: Os lances automáticos cadastrados dentro do prazo poderão ser processados até o esgotamento das possibilidades, mesmo que o processamento ultrapasse o prazo final para lances do lote.

O que significa Lance Manual?

LANCE MANUAL – o usuário poderá cadastrar um lance superior manualmente aplicando acréscimos multiplos do incremento mínimo a seu exclusivo critério, tendo como base o lance inicial ou o maior lance dado para o lote até o momento do cadastramento do lance. Caso o lote não tenha recebido nenhum lance, o usuário tem a opção lançar o “Valor Mínimo”, que significa efetuar um lance de valor igual ao lance inicial do Lote.

Posso cancelar lances?

Conforme consta nas normas, o portal de leilões NÃO CANCELA, NEM TAMPOUCO ANULA LANCES EFETUADOS ATRAVÉS DA INTERNET EM NENHUMA HIPÓTESE. LANCES EFETUADOS SÃO IRREVOGÁVEIS E IRRETRATÁVEIS E SIGNIFICAM COMPROMISSO ASSUMIDO. O Usuário é responsável por todas as ofertas e lances registrados em seu nome. Caso o lance seja vencedor, o usuário deverá arcar com a compra do lote.

Pode haver empate entre lances eletrônicos?

O sistema controla para evitar lances iguais para um mesmo lote, mas caso aconteça, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no portal), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data e hora em que foi programado.

Tire suas duvidas sobre lances. Veja o video:

Por que não consigo dar lances?

Verifique se você solicitou habilitação e essa habilitação foi aprovada pela cooperativa que está ofertando o lote. Se já solicitou a habilitação, verifique se anexou todos os documentos exigidos, é necessário anexar cópias digitalizadas através da tela de cadastro(Informações cadastrais). A ausência dos referidos documentos poderá acarretar em não habilitação. Uma vez habilitado, o usuário poderá ser bloqueado a qualquer momento pela cooperativa quando do não cumprimento das normas ou pela expiração de documentos.

O que fazer se o meu lance for o vencedor?

Caso seu lance seja o vencedor, em até 24 horas úteis após o término do leilão (ou após a aprovação dos lances por parte da Comitente Vendedora), cada participante do leilão receberá um e-mail (no endereço cadastrado no site) com as informações do resultado do leilão. O vencedor, receberá no mesmo e-mail as instruções para realização do devido depósito (pagamento).


Pagamento
O que acontece se o pagamento for realizado fora do prazo ou não identificado?

Caso o pagamento não seja realizado na data de vencimento e, consequentemente, não constatado pelo financeiro, os lotes serão repassados aos demais interessados e os valores pagos serão devolvidos, descontados os valores de multa por desistência.


Desistência
Posso desistir da arrematação?

Conforme consta nas normas, a RECICLOMETRO não cancela lances já ofertados. Antes e durante o leilão, o lance poderá ser superado por outro usuário. Caso seu lance seja vencedor, o usuário poderá desistir do mesmo, pagando uma multa por desistência.


Retirada
Caso eu seja vencedor a cooperativa envia os lotes para mim?

Não. A responsabilidade de retirada e transporte da mercadoria é do arrematante conforme descritos nas normas.


Visitação
É possível visitar para verificar os produtos leiloados pelas cooperativas?

Sim. Mediante agendamento. Para tanto entrar em contato com a cooperativa a agendar visita.